GUIA DEFINITIVO PARA INVESTIDORES INICIANTES

GUIA DEFINITIVO PARA INVESTIDORES INICIANTES

GARANTA SEU E-BOOK GRÁTIS

Seu e-mail está 100% seguro!

Investimento CDB Sem Complicações – O Guia Completo

Investimento CDB Sem Complicações – O Guia Completo
Gostou? Compartilhe esse artigo

Você sabia que o investimento CDB é tão seguro quanto investir na poupança? Você sabe o que é CDB? Sabe como investir nesse tipo de aplicação? Se você não sabe, esse artigo foi feito para você.

 

Quem possui conta no banco, certamente já ouviu falar do investimento CDB. Provavelmente, também ouviram falar que ele é uma excelente opção para quem quer investir. Porém, poucas pessoas sabem o que é o investimento CDB.

 

O objetivo desse artigo é explicar melhor sobre essa aplicação. Falaremos sobre as vantagens de fazer esse tipo de investimento e daremos algumas dicas para quem quer fazer o investimento CDB. Vamos conferir? Boa leitura!

 

Saiba como estão suas finanças

Antes de começar a investir, é altamente recomendado que você esteja com a sua vida financeira organizada. 

 

Caso você gaste demais, no final do mês não sobra dinheiro nem pra dar uma passeada, você precisa diagnosticar sua vida financeira.

 

Esse material irá te ajudar com isso!

 

O que é o investimento CDB?

o que é investimento cdb - Investimento CDB Sem Complicações - O Guia Completo

CDB significa Certificado de Depósito Bancário.

 

Não entendeu?

 

Para que você entenda o que significa CDB, você precisa entender qual é a atividade mais lucrativa do banco: pegar dinheiro emprestado e emprestar.

 

De forma bem resumida, o investimento CDB é um investimento de renda fixa emitido pelos bancos. Acontece assim: os bancos emitem esse título, quando os investidores os compram, estão emprestando dinheiro para uma determinada instituição financeira.

 

Em contrapartida, as instituições financeiras pegarão esse capital para realizar as suas atividades. Por exemplo, oferecer crédito para seus clientes, cheque especial, capital de giro para empresas, dentre outros serviços bancários.

 

No fim do investimento CDB, o investidor tem o direito de receber o seu montante aplicado com acréscimo de juros. Esses juros irão depender do tipo de taxa que foi contratada.

 

Quais são os riscos do investimento CDB?

quais são os riscos - Investimento CDB Sem Complicações - O Guia Completo

O principal risco do investimento CDB é o banco falir ou não honrar com o compromisso que foi realizado. Porém, há uma grande vantagem. O investimento em CDB é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito. O limite é de até 250 mil reais (por CPF e por instituição financeira).

 

Com essa vantagem, o investidor pode aplicar mais do que 250 mil reais. Só precisa dividir o montante em várias instituições financeiras. Outra opção é fazer uma parte do investimento no seu nome, outra parte no nome do seu cônjuge e por aí vai. O recomendado é que você escolha pelo menos dois bancos para fazer o investimento.  

 

Além disso, também há o risco de liquidez. Esse por sua vez significa que o investidor requer a quantia aplicada e a instituição financeira não tem o montante disponível no momento.

 

Conheça os títulos de Investimento CDB disponíveis

 

O investimento CDB é classificado de três formas: pré-fixados, pós-fixados e híbridos.

 

Títulos pré-fixados

A taxa de rentabilidade de um título pré-fixado consiste em uma remuneração fixa, como por exemplo 20% ao ano. A taxa continuará dessa forma, independentemente das condições de mercado. No momento da compra, o investidor saberá exatamente quanto o seu dinheiro vai valorizar até o vencimento.

 

Títulos pós-fixados

Esse é o tipo mais comum do investimento CDB. A taxa de rentabilidade é atrelada a um indexador da economia. Resumindo, o emissor vai pagar um percentual do índice de referência usado, por exemplo, 110% de CDI por ano.

 

Como os indexadores são variáveis, os rendimentos do CDB também irão ser. Sendo assim, o investidor só tem a previsão de quanto vai receber no prazo de resgate.

 

Títulos híbridos

Esse tipo de título possui uma rentabilidade composta por duas partes: uma fixa e uma variável. É o tipo de título menos ofertado no mercado. Basicamente, ele será uma mistura dos dois títulos citados anteriormente.

 

Prazo para investir no CDB

prazo para investir no cdb - Investimento CDB Sem Complicações - O Guia Completo

 

Todos os investimentos de renda fixa possuem prazos bem definidos. Os CDBs costumam ser emitidos para períodos entre 30 dias e 5 anos (1826 dias). Fora isso, há também o prazo de liquidação. Esse, por sua vez, é o tempo que o emissor possui para depositar o dinheiro investido e corrigido na conta.

 

O prazo de liquidação costuma variar de acordo com as condições de investimento e o porte do banco. Sendo assim, é importante conhecer bem todas essas informações. Assim, você verá se elas estão alinhadas com seus objetivos. Se não, você pode ter perdas no seu investimento.

 

Espero que você tenha entendido o que é o investimento CDB. E então, esse tipo de investimento é para você ou você prefere procurar outras opções para aplicar o seu dinheiro?


Gostou? Compartilhe esse artigo

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *