GUIA DEFINITIVO PARA INVESTIDORES INICIANTES

GUIA DEFINITIVO PARA INVESTIDORES INICIANTES

GARANTA SEU E-BOOK GRÁTIS

Seu e-mail está 100% seguro!

Como funciona a bolsa de valores – Aprenda de maneira definitiva

Como funciona a bolsa de valores – Aprenda de maneira definitiva
Gostou? Compartilhe esse artigo

No mundo dos investimentos, não é raro escutar sobre bolsa de valores. Se você está procurando por investimentos que tenham ganhos maiores, é extremamente necessário saber como funciona a bolsa de valores.

 

Saber investir na bolsa de valores é sem dúvida a melhor forma de aplicar seu dinheiro, mesmo ela tendo um certo risco.

 

Se você compreender o mercado da bolsa de valores, os seus riscos diminuem consideravelmente…

 

Investir na bolsa de valores ainda não está no sangue do brasileiro e isso acontece porque em muitos casos, eles nem sabem ao certo o que é bolsa de valores e como ela funciona.

Divulgação ebook original - Como funciona a bolsa de valores - Aprenda de maneira definitiva

Algumas pessoas até acreditam que bolsa de valores é coisa pra quem já é rico, o que é uma forma errada de se pensar.

 

 

O que é bolsa de valores?

O que é bolsa de valores - Como funciona a bolsa de valores - Aprenda de maneira definitiva

A bolsa de valores nada mais é do que um mercado onde empresas e pessoas compram e vendem os seus títulos. O que chamamos de ações.

 

Basicamente é assim… Se você for uma empresa que está no mercado de ações e quer vender uma pequena cota de sua empresa e um investidor tem interesse em realizar a compra dessa ação, é na bolsa de valores que vocês irão negociar.

 

Agora imagine isso pra muitas empresas?

 

É muito dinheiro e informação trafegada em um único lugar e a missão da bolsa de valores e garantir que todas as transações e informações sejam seguras. O que garante que tanto a empresa que vende a ação, quanto o investidor que as compra, recebam o que eles têm direito.

 

A  bolsa de valores do Brasil é a BM&F Bovespa.

 

Como funciona a bolsa de valores?

Como funciona a bolsa de valores - Como funciona a bolsa de valores - Aprenda de maneira definitiva

Para começar a investir na bolsa de valores, você precisa de uma corretora de investimentos. As corretoras são responsáveis por distribuir as ofertas de ações, títulos ou fundos. Elas também intermediam a negociação entre compradores, vendedores e a bolsa.

 

Isso tudo funciona da seguinte forma:

 

  • Uma empresa X decide em abrir seu capital, ou seja, disponibilizar ações para realizar investimentos e projetos. Para fazer isso, ela precisa registrar na bolsa e listar as ações disponíveis.

 

  • As ações são abertas para o mercado primário, que nada mais é do que a corretora oferecer essas ações para os primeiros investidores

 

  • Com essa primeira abertura de vendas, começa a surgir uma relação de oferta e demanda por estas ações. Com esse mercado, os investidores primários podem optar pela venda de suas ações caso ele acredite que o preço irá cair ou até mesmo se precisar de dinheiro. Neste caso, um outro investidor pode optar pela compra de ações acreditando que o preço irá subir.

 

  • O investidor primário informar a corretora o valor que pretende vender suas ações. A corretora, por sua vez, informa isso automaticamente para a bolsa de valores.

 

  • O investidor que deseja comprar, informa a corretora o valor que deseja comprar a ação. A corretora também informa automaticamente esse valor para a bolsa.

 

  • Se o valor informado para compra for o mesmo do de venda e eles chegarem a bolsa, o negócio é fechado, ou seja, o investidor primário vendeu sua ação para um segundo investidor. Isso se chama mercado secundário.

 

Todos esses passos acontecem em segundos e por mais que pareça difícil, é tudo bem prático e é feito na sua casa através de uma ferramenta chamada Home Broker.

 

O que é o índice Bovespa?

O que é indice bovespa - Como funciona a bolsa de valores - Aprenda de maneira definitiva

 

Nos noticiários é comum vermos falando que a bolsa subiu 2000 pontos ou que abaixou 1500 pontos, mas o que isso significa?

 

Essa pontuação é referente ao Índice Bovespa (Ibovespa) e ele é uma carteira teórica de ações que é formada pelas ações mais negociadas na Bovespa. Por esse motivo, ele funciona como se fosse um termômetro do mercado.

 

Isso acontece porque as ações que compões esse índice representam a maior parte do volume financeiro que é negociado na Bovespa.

 

Por isso, quando esse índice cai, normalmente toda a bolsa está caindo.

 

É possível investir nesse índice porém é necessário adquirir contratos futuros da Ibovespa.

 

Onde os brasileiros estão investindo mais?

onde os brasileiros estão investindo mais - Como funciona a bolsa de valores - Aprenda de maneira definitiva

Mesmo o mercado de ações tendo rendimentos muito maiores, o número de brasileiros que investe em ações é muito pequeno. 

 

Enquanto nos Estados Unidos boa parte da população investe na bolsa, no Brasil a maior parte da população “investe” na poupança mesmo o que o rendimento seja insignificante!

 

Uma das principais causas para o brasileiro não investir na bolsa, é a insegurança por não ter o conhecimento necessário e não saber como funciona a bolsa.

 

Felizmente, com a internet essas informações estão chegando em muitas pessoas e o número de brasileiros investindo na bolsa vem aumentando consideravelmente.

 

Hoje temos inúmeras informações gratuitas na internet que te dão muito conhecimento para investir.

 

Vou deixar o link de um Guia completo para investidores iniciantes pra você baixar GRATUITAMENTE.

 

>>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O GUIA GRATUITO <<<

 

E aí? Vamos começar a investir na bolsa?

 

Abraços!


Gostou? Compartilhe esse artigo

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *